Cemitério de Chauchilla em Nazca Peru

Cemitério de Chauchilla em Nazca Peru está localizado a cerca de uns 30 km da cidade de Nazca, no departamento de Ica, no Peru.

É uma necrópole de época pré-incaica. Alguns iram relacionar o Cemitério de Chauchilla com a antiga Cultura Huari e outras com a Cultura Nazca que floresceram nessa zona entre o século II a.C. até ao século IX do nosso tempo. No cemitério existem vestígios desta antiga civilização na forma de fragmentos de cerâmica, têxteis e múmias.

As múmias estão em um bom estado de conservação apesar de sua idade e em muitas delas se pode ver até restos de cabelo, e inclusive, de pele. A conservação foi possível em parte graças ao clima árido do deserto de Nazca, onde se encontra o Cemitério de Chauchilla. É o único sítio arqueológico no Peru onde se pode ver as múmias nas suas tumbas originais.

Por estar ao ar livre, a zona sofreu com roubo de túmulos, o que fez desaparecer a maioria dos seus tesouros arqueológicos. No entanto, desde 1997, a zona está protegida e se tornou um sítio arqueológico oficial.

Os cadáveres não eram mumificados por nenhum procedimento artificial. Os restos melhor conservados se devem às características do solo onde se encontram. Porém, havia certas práticas mortuárias, como a exposição do fardo funerário já preparado por bastante tempo, com um pouco de cinabre em algumas partes do corpo. Tal exposição se dava no marco de uma série de rituais relacionados ao culto aos ancestrais.

A presença de uma arara mumificada conta sobre peregrinação de povos de diversas localidades para região de Nazca, que era importante centro religioso. Já que Araras não são da região, deve ter sido traga por alguém de povos que habitavam a região amazônica, pode ter sido alguma oferenda ou mesmo o animal de estimação de alguém.

Múmia no cemitério de chauchilla em  nazca peru
Múmia no cemitério de chauchilla em nazca peru

Como visitar Cemitério de Chauchilla Peru?

Pode contratar um tour na cidade, foi o que fiz logo após o sobrevoo as linhas de Nazca, ou poderá contratar um táxi e dividir os custos com outras pessoas. A diferença é que não terá as informações de um tour guiado, mesmo contratando em agência nos fomos em um carro particular, era somente eu e 2 turistas holandeses. Como eu não falo inglês o guia falava em espanhol e depois inglês. Interessante como eles sentem a vontade para com brasileiros, tinha uma propaganda na TV que falava sobre Brasil “El país más grande del mundo”, toda hora ouvia isto em Nazca.

Também existe a opção de fazer o tour por conta própria, existem uma linha de ônibus de Nazca até a cidade de Chauchilla, observe no blog mundosemfim como eles fizeram para chegar por conta própria.

O custo para o tour guiado e transporte para o Cemitério de Chauchilla varia de 40 a 50 soles e tem custo de 8 soles para entrar na necrópole.

Múmia e objetos no cemitério de chauchilla em  nazca peru
Múmia e objetos

O que levar para visitar o cemitério?

Embora possa parecer estranho visitar um cemitério, não é só uma necrópole, trata se de sítio arquelógico bastante rico com múmias e objetos no seu lugar original. Então é um tour com bastante riqueza cultural. Enfim o que levar:

  • Leve bastante água, lembre-se você está no deserto.
  • Chapéu ou boné, para proteger do sol.
  • Utilize bastante protetor solar.
  • Roupas leves.
  • Se for por conta própria tenha certeza que sabe o que está fazendo.
  • Aproveite para fazer outros tour no mesmo dia, normalmente não se passa muito tempo em Nasca.

Conheça também sobre o tour para Grande pirâmide de Cahuachi em Nazca Peru

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 3.7 / 5. Total de votos 3

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o autor

Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

Deixe um comentário