City tour em Cusco como fazer?

City tour em Cusco como fazer? para conhecer a catedral e os sítios arqueológicos importantes nos arredores de Cusco Coricancha, Tambomachay, Puka Pukara e Sacsayhuamán. O passeio não será no centro da cidade e nos arredores, embora no centro da cidade tenha muitos monumentos e história, o passeio principalmente nos arredores de Cusco.

Para comprar o passeio pode ser nas diversas agências em volta da plaza de armas, os valores partem de 20 soles e as diversas agências irão juntar os turistas em ônibus. Também se preferir poderá contratar um tour privado e neste caso será mais caro.

Eu estava procurando uma agência e vi uma bandeira do Brasil e em senti convidado a visitar o local que era praticamente uma mesa em um canto de uma loja, logo o rapaz viu que eu era brasileiro e me convidou a entrar e querer se “dar bem” com o compatriota. Vendendo pacotes e passeio para todos os dias começando a 50 soles, como já sabia do custo médio dos passeios rejeitei. Nisto ele saiu para rua para tentar outro freguês tinha uma moça colombiana que também trabalhava no local. Eu já ia saindo ela falou para esperar e  vendeu o passeio por 20 soles e pediu que os outros passeios que fosse fazer comprasse com ela e foi o que fiz nos outros dias.

Para realizar este passeio é recomendável comprar o bilhete turístico de Cusco completo ou parcial, que dará acesso aos principais sítios arqueológicos e monumentos de Cusco, ao custo de 120 soles o completo e 70 soles o  parcial. Caso não adquira o bilhete turístico de Cusco será necessário comprar  a entrada aos sítios arqueológicos no local.

Bilhete turistico de cusco
Bilhete turistico de cusco

Como é o City tour em Cusco

Encontramos com o pessoal da agência na praça se Armas no centro de Cusco as 13 horas, após aguardar pessoal de outras agências fomos conduzidos onde o guia se encontrava. Em Cusco foi interessante que sempre estava ouvindo brasileiros nas ruas, diferentes de outras cidades como Puno e Arequipa. Inclusive 30% das pessoas deste passeio eram brasileiros.

O guia recomendou que vistássemos a igreja no horário das missas para não pagar entrada na “casa de Deus”, não teve visita guiada na catedral de Cusco. O custo para entrar na igreja é 25 soles.

Coricancha, Qorikancha, Korikancha ou Qurikancha, ou Templo do Sol, ou ainda Convento e a Igreja de Santo Domingo

Feito de pedras polidas e encaixes harmoniosos, Coricancha foi construído pelo imperador inca Pachacuti (em espanhol Pachacútec), assim como muitas outras edificações de seu mandato, por motivo de uma vitória acometida contra os chankas por volta de 1438.

Destaca-se no complexo o Templo de Qorikancha ou Templo do Sol. Era um local sagrado de rituais e oferendas ao deus Sol, cultuado pelos Incas, nele habitava o sumo sacerdote (Willaq Umu) e só tinham autorização de ingressar o Inca (imperador), os sacerdotes e as virgens do sol. Suas paredes eram cobertas por folhas (lâminas) de ouro sólido e o adjacente foi preenchido com estátuas douradas. O Templo do Sol era também um observatório onde altos sacerdotes monitoravam atividades celestes. Além do Templo do Sol, havia outros espaços de adoração como o Templo da Lua, o Templo de Vênus e as Estrelas, o Templo Illapa ou Chuki Illapa (significa o mesmo que raios, relâmpagos e trovões), o Templo K’uychi (ou arco-íris) entre outros espaços.

Foi destruído pelos conquistadores espanhóis, mais precisamente pelos religiosos dominicanos que sobre eles erigiram o Convento e a Igreja de Santo Domingo. A construção levou um século para ser finalizada e uma, das muitas, edificações que os espanhóis aproveitaram do alicerce de pedras incas para erguerem edifícios coloniais. Interessantemente, o grande terremoto de 1950, destruiu a construção dos padres dominicanos e expôs o Templo do Sol, que resistiu firmemente ao terremoto, graças às técnicas incas de construção.

Este local era revestido de ouro e padras preciosas, imagina os espanhóis chegando e vendo toda aquela riqueza, pegue todo o ouro e construa uma igreja em cima.

Esta teria sido a segunda vez que aquela construção dos dominicanos fora destruída, sendo que a primeira vez fora em 1650 quando a construção espanhola era bem diferente.

No tour por Coricancha o guia irá mostrar o trabalho de construção Inca e o encaixe preciso dos blocos de pedra, com um tempo para fotos. Após Coricancha , seguiremos pelas ruas de cusco até chegar no local de embarque no ônibus.

City tour em cusco como fazer coricancha
City tour em cusco como fazer coricancha

Sítio arqueológico Sacsayhuaman ou Saqsayhuaman
A dois quilômetros da cidade de Cusco Saqsayhuaman etimologicamente significa falcão saciado ou cabeça marmorizada. No complexo pode apreciar paredes megalíticas em ziguezague, bases de torres, aquedutos, túneis, templos cerimoniais, lagoa artificial e a esplanada onde hoje em dia se realiza o festival do sol “Inti Raymi”.

Neste local impressiona a grandiosidade desta construção, são pedras de várias toneladas encaixadas perfeitamente, a ideia é que estas pedras foram movidas sobre toras de  madeira, embora não tenha madeira em volta que sirva para o serviço. Impressiona também os entalhes nas pedras para quem não tinha ferramentas modernas.

City tour em cusco como fazer sacsayhuaman
City tour em cusco como fazer sacsayhuaman

Sítio arqueológico Qenqo
A três quilômetros da cidade de Cusco. Etimologicamente, significa labirinto. Tem um quadrado semicircular com dezenove nichos e um monólito de pedra na parte central, há também uma passagem em forma de labirinto que conduz às galerias subterrâneas, na parte superior da zona rochosa há saliências de pedra, canais e figuras zoomórficas.

Também visitamos uma galeria subterrânea utilizado para mumificação ou sacrifícios, mais uma observação dos métodos de construção Inca, o local é construído de modo que é mais frio do que exterior, uma verdadeira câmara fria, utilizando as correntes de ar e técnicas de construção.

City tour em cusco como fazer qenqo mesa cerimonial
City tour em cusco como fazer qenqo mesa cerimonial

Sítio arqueológico Puca Pucara ou Puka Pukara
A seis quilômetros da cidade de Cusco, significa, etimologicamente, “Fortaleza Vermelha”. Cumpriu funções de controlo militar e administrativo, bem como um lugar onde a comitiva que acompanhava o Inca, que estava a caminho de Tambomachay, permaneceu neste lugar.

City tour em cusco como fazer puca pucara
City tour em cusco como fazer puca pucara

Sítio arqueológico Tambomachay
A oito quilômetros da cidade de Cusco. O seu nome significa “Lugar de Descanso”, é conhecido como o local de banho do Inca, era um templo dedicado à água onde se podem ver aquedutos, terraços, canais e fontes onde a água corre constantemente durante todo o ano.

Neste local parece que todos os turistas chegando em simultâneo, formou filas de ônibus e vans. Além de uma multidão visitando em simultâneo. Também já estava no fim do dia e  quado chegamos na atração principal que é uma fonte de água ou o banho do Inca, logo escureceu. Para chegar ao local tem uma caminhada em uma estradinha com canais de água em volta. A fonte é mais um das engenhosas construções inca, a quantidade de água em cada bica é a mesma.

City tour em cusco como fazer tambomachay banho do inca
City tour em cusco como fazer tambomachay banho do inca

Ainda no caminho de volta para Cusco passamos em um oficina de confecção de roupas com lojinha de artesanato e produtos típicos do Peru. Além de umas moças que entravam no ônibus para vender uma espécie de cachaça local, isto se repetiu em todos os tours.

Com o trânsito congestionando na hora do rush em Cusco o ônibus deixou a gente longe da praça de Armas, então se o primeiro dia em Cusco esteja com celular carregado e GPS ativo.

Quanto Custa o City tour em Cusco?

  • Passeio não privado:  a partir de 20 Soles.
  • Bilhete turístico de Cusco: 70 a 120 Soles válido para 10 dias.
  • Entrada para Coricancha: 15 Soles.
  • Entrada para catedral de Cusco: 25 soles.

O que levar para o City tour em Cusco?

  • Utiliza roupas e calçados confortáveis, pois terá de caminhar.
  • Beba bastante água
  • Leve ou utilize blusa de frio, pois a noite fará frio na volta.
  • Leve salgados ou chocolates para repor as energias.
  • Celular ou câmera fotográfica para registrar os lugares incríveis.
  • Esteja preparado para o soroche (mal de altitude), já que custo está a cerca de 3000 metros de altitude.

O passeio pode ser frustrante para quem tem interesse em conhecer a fundo história do local, pois é um passeio meios corrido com muitos turistas para um só guia. É o passeio ideal para fazer quando chega em Cusco, pois não terá de fazer grandes caminhadas.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 5 / 5. Total de votos 1

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o autor

Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

Deixe um comentário