Puno para Cusco no ônibus turístico rota do sol

Como ir de Puno para Cusco no ônibus turístico na rota do sol em  passeio de um dia passando pelo Museu Lítico de Pukara, paso de la Raya (o ponto mais alto do trajeto), complexo arqueológico de Raqchi e Andahuaylillas a Capela Sistina da América.

Como ir de Puno a cusco no ônibus turístico pela rota do sol

As opções para ir de Puno a Cusco são de trem, avião em Juliaca, ônibus direto e o ônibus turístico pela rota do sol. Até cogitara pegar o ônibus noturno para Cusco, mas ao ver as opções preferi o ônibus turístico. Para comprar o ticket deve seguir ir até à rodoviária e compra direto no guichê da empresa ou comprar um pouco mais caro em agências de viagem de Puno. O bilhete de passagem inclui somente a passagem ou também pode incluir as entradas para os locais de visitação. O ônibus parte bem cedo as 6:30 então devemos ir cedo para rodoviária.

Primeira parada — Museu Lítico de Pukara
O sítio arqueológico de Pukara está localizado na atual cidade de Pucara, cerca de 80 km a noroeste do Lago Titicaca, na estrada de Puno a Cusco. O site foi o centro de uma cultura influente que data de aproximadamente 2000 anos atrás.  Além do museu também visitamos o sítio arquelógico de pukara.

Sitio arqueológico pukara peru ache o sapo
Sitio arqueológico pukara peru ache o sapo.

Segunda parada — paso de la Raya

Paso de la raya peru
Paso de la raya peru


O Passo Raya, o ponto mais alto da rota, está a uma altitude de 4325 m. Neste ponto, as cadeias montanhosas do centro e sul do Peru se encontram para formar o “nó” do Vilcanota, cujos picos nevados estão muitas vezes envoltos em nuvens. Além da passagem, estende-se a imensidão nua do altiplano peruano até as margens do Lago Titicaca. No local paramos para torar fotos e também tem vários vendedores de artesanato. Durante o trajeto é mostrado uma ponte Inca, mas o ônibus não parou, bem como também o pessoal se entusiasmou o ver uma Puya raimondii, já tinha visto muitas no passeio ao Glaciar Pastoruri.

Rota do sol ponte andina
Rota do sol ponte andina.

Terceira parada — almoço na cidade de Sicuani
No almoço inclui uma grande variedade de alimentos nacionais e regionais. O buffet estava incluso no preço do bilhete do ônibus, mas deve consultar antes.

Terceira parada — Complexo arqueológico de Raqchi

Complexo arqueológico de raqchi
Complexo arqueológico de raqchi

Entre os picos nevados e as aldeias originais, no altiplano andino entre Cusco e Puno, está o belo local pré-inca de Raqchi. Imediatamente perceptíveis são as finas, mas muito impressionantes colunas de Raqchi, algumas das quais se elevam até uma altura de 12 metros. Sem dúvida, o coração do outrora retangular assentamento no alto do nível do mar é o extraordinário templo de Raqchi. Composto de rocha vulcânica e argila, o templo dedicado ao deus inca Viracocha é único na América Latina.

 

Quarta parada — Andahuaylillas a Capela Sistina da América.

Andahuaylillas a capela sistina da america entrada
Andahuaylillas a capela sistina da américa entrada.

A Igreja de São Pedro Apóstolo de Andahuaylillas é um templo religioso católico, construído sobre uma huaca pré-colombiana, no século XVI. Está localizada no distrito de Andahuaylillas, na região de Cusco, no Peru. A igreja faz parte da Rota Andina Barroco sendo conhecida como a Capela Sistina das Américas, devido à beleza de seus murais.

A igreja foi construída com grossas paredes externas de adobe sobre fundação de pedras. A fachada foi feita em estilo renascentista com portada em verga em arco sobre colunas dóricas e com características e elementos de um retábulo. O telhado foi coberto com telhas de cerâmica. e no seu interior, possui um teto no estilo mudéjar, construído com o método pré-hispânico chamado kur-kur. Também há murais pintados com temas do Novo Testamento e liturgias do período do Renascimento europeu. Há murais do século XVII, atribuídos ao pintor Luis de Riaño, como o “El Camino al Infierno” e “El Camino al Cielo”. O retábulo principal é de meados do século XVII, em estilo barroco.

Localizada na vila de San Pedro, a Capela Sistina da América. A vila de Andahuaylillas fica a  36 km ao sudeste de Cusco. Enquanto o exterior da igreja parece bastante humilde, é o interior que a torna uma das joias mais valiosas da arte colonial no Peru, às vezes chamada Capela Sistina ou Capela Sistina da América. O ticket para entrar na igreja deve estava incluso no custo passeio, uma dica para não pagar para entrar na “casa de Deus” é ir visitar na hora das missas. Mas vale a pena conhecer a igreja é toda ornada em ouro, contém itens cristãos misturado com símbolos das culturas inca, como um sol no altar principal.

As fotos da parte interior aqui mostradas são reprodução da página Ruta del Barroco Andino no Facebook, já que não se pode tirar fotos no interior da igreja.  Após a visita recebemos um CD da Ruta del Barroco Andino. Se alguém interessar posso conseguir uma cópia.

A chegada em Cusco será as 17:30 e se se seu hotel fica no próximo da praça de Armas será necessário tomar um táxi.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 5 / 5. Total de votos 3

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o autor

Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

Deixe um comentário