Passeio Ilhas Ballestas e Candelabro – Paracas Peru

Passeio para conhecer o arquipélago das  Ilhas Ballestas no peru e ver o Candelabro, a reserva natural está acessível pelo porto na cidade de Paracas região de Pisco ao Sul de Lima. Devido a grande quantidade de peixes nas águas frias da corrente de Humboldt, as ilhas Ballestas consistem numa verdadeira reserva de aves e mamíferos marinhos onde diversas espécies vivem juntas . Espere ver Pinguim de Humbold, Biguá do Guano, Grazina inc, Pelicano, Atobá Peruano, golfinhos e leões e lobos marinho além claro de muitos humanos de barco.

Aves passeio de barco para ilhas ballestas
Aves passeio de barco para ilhas ballestas

Talvez seja o tipo de turismo que muitos prefiram não fazer, por ir perturbar os animais, embora os barcos tenham limite de distância que pode se aproximar das ilhas.

Se tem aves marinhas tem guano, no século XIX a economia do Peru se aproveitou da extração de guano nas ilhas exportando para Europa e América do Norte. A partir de meados do Século XX a extração é feita a cada 7 anos, as estimativas são de que a produção seja de 1000 toneladas anuais, ou seja o cocô das aves rende muito dinheiro. Fora desta época a ilha é monitorada e controlada somente como reserva ecológica.

Produção de guano
Estrutura para trabalhar com o guano

Como chegar em Paracas para fazer o passeio para Ilhas Ballestas

  1. Como eu fiz pegando ônibus em Lima a tarde e dormindo uma noite em Paracas;
  2. Pegando ônibus em Lima de madrugada para “amanhecer” no porto, partindo para Huachina a tarde ou volta pra Lima
  3. Contratando passeio a partir de Huacachina, caso prefira conhecer o oásis
  4. Contratando passeio em Lima e  irão te levar para fazer o passeio em Paracas;

As melhores opções são dormir em Paracas ou Huacachina.

O que levar no tour para Ilhas Ballestas

  • Use protetor solar;
  • Agasalho devido aos ventos, no dia que fui estava muito frio
  • Óculos de sol;
  • Câmera ou celular;
  • Chapéu, é um item importante você vai importunar aves então elas vão revidar. Se não quer voltar com a cabelo cheio de fezes de aves, use um chapéu de abas;
  • É um região com muitas fezes de aves, então esteja preparado para o maus cheiro.
Passeio para ilhas ballestas e candelabro
Equipado e pronto para alto mar

O passeio parte do porto de Paracas as 8:00 e 10:00 horas da manhã, prefira o primeiro horário para dar tempo de fazer de fazer o passeio para outra parte da Reserva Nacional ou até mesmo dar continuidade em sua viagem.

O passeio pode ser comprado nas diversas agências na cidadezinha ou mesmo com os agentes já no porto, foi o que fiz após o café da manhã. O passeio custou  25 soles + 17 soles de taxa para estrangeiro acessar a Reserva por um dia, segundo o boleto seria preço promocional pois assim como o parque nacional Huáscaran em Huaraz o preço normal seria 30 soles por dia.

Os barcos para o turista padrão são os mesmo, então não justifica pagar um valor alto pelo passeio. A não ser que você não seja o padrão, aí pode contratar um iate de luxo, tinha disto lá.

Como é o passeio de barco para Ilhas Ballestas

Candelabro

Candelabro paracas peru
Candelabro na areia

Depois de uma espera enfim os barcos começam a zarpar e direção ao arquipélago, todos com colete salva vidas. Prefira o lado esquerdo do barco é melhor para fotografar.

A primeira parada é para conhecer o Candelabro de Paracas, o guia explica sobre o geóglifo famoso utilizando caixas de som. Localizado na península de Paracas na província de Pisco no Departamento de Ica no Peru. O grande desenho na areia parece ter relação com os desenhos das linhas de Nazca. O candelabro mede 180 metros e calcula que tenha 2500 anos.

É um grande mistério saber a função que desempenhava o candelabro para os povos antigos, teria sido feito pelos alienígenas, teria função cerimonial ou auxiliar para navegação? Segue o mistério. Medindo a dimensão e direção que indica o sul como a constelação do Cruzeiro do Sul. O trabalho foi de tamanha precisão que ele se mantém intacto até hoje, sendo foi desenhado na areia em uma área com muito vento e umidade. A posição do candelabro em conjunto com o vento e a maresia criaram uma proteção que mantém desde a criação. Será que os construtores sabiam disto? Alguns dizem que pode representar a planta alucinógena San Pedro (Cacto), orientação de tesouros de piratas, orientação para navegantes como símbolo da maçonaria, neste caso teria sido feito no século XVIII.

Arquipélago
O tempo não estava bem fechado no momento do passeio e como só levei o celular as fotos não ficaram das melhores, mas foi possível conhecer as diversas espécies de aves e mamíferos que habitam o arquipélago.

Ilha com concentração de aves em ilhas ballestas paracas
Ilha com concentração de aves em ilhas ballestas paracas

Negócio incrível poder conhecer animais como pinguins, pelicanos e outras aves além dos mamíferos, para quem sempre viu pela TV, é interessante pode estar ali naquele barco cheio de humanos, espiando os animais em seu habitat natural.
O passeio dura cerca de 2 horas, o suficiente para ver todos animais e voltar para o porto sem estar muito enjoado. Chegando no porto hora de correr para pegar o próximo passeio para Reserva nacional de Paracas (Deserto).

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 5 / 5. Total de votos 3

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o autor

Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

Deixe um comentário