Tour Reserva Nacional Paracas – Deserto Ica Peru

A reserva Reserva Nacional Paracas é uma área de proteção ambiental no departamento de Ica no Peru. Foi criada com finalidade de preservar uma porção do mar e deserto do Peru, dando proteção a diversas espécies de Flora e Fauna silvestres que vivem no local.

Conservando uma grande amostra de dos ecossistemas marinhos da Corrente de Humboldt, considerado um dos mais ricos do planeta, além de manter os ambientes utilizados por grande variedade de espécies migratórias para sua alimentação e refúgio durante suas longas travessias. A Reserva Nacional de Paracas foi criada em 1975

A Reserva Nacional de Paracas no mapa está localizada em um dos pontos mais desérticos da costa Peruana no departamento de Ica e tem extensão de 335.000 hectares no oceano pacífico. A península Paracas está situada em uma zona marítima excepcionalmente rica, cujos afloramentos de águas frias produzem  produzem uma grande quantidade plâncton que nutre os peixes, crustáceos e moluscos.

Pelicanos aves fauna reserva nacional paracas
Pelicanos pegando sol na praia lagunilla – observar pelicanos após o almoço

Reserva Nacional Paracas – Flora

A vegetação da reserva se encontra nas zonas mais altas, com formações vegetais como orquídeas, cactos, além de pequenos bosques que servem de refúgio e habitat a espécies de invertebrados, répteis, aves e pequenos mamíferos. Esta vegetação depende principalmente da umidade das neblinas.

Reserva Nacional Paracas – Fauna

Os diversos habitat da reserva, fazem dela local ideal para descanso e alimentação de aves migratórias da costa como também de mamíferos e répteis. AS aves se protegem na reserva estão na zona de descanso, alimentação e reprodução. São aves migratórias e residentes, pode ser visto espécies como Flamingo, pelicano entre outros. Entre os mamíferos terrestres se destacam a raposa andina e entre os mamíferos marinhos se destaca ratão do banhado, lobo e leão marinho  além de espécies de cetáceos migratórios e residentes como baleia jubarte, golfinho escuro, entre outros. A Reserva Nacional de Paracas também é um paradeiro importante na rota migratória de quatro espécies de tartarugas marinhas, a tartaruga de couro, a tartaruga de pente, a tartaruga verde e a tartaruga de bico papagaio que, devido à sua carne e casca, são caçados e predados pelo homem e encontrados à beira da extinção.

Como é o Tour na Reserva Nacional Paracas (Deserto)

Centro de visitantes na reserva nacional paracas peru
Moderno centro de visitantes na reserva nacional em paracas peru

Já conhecemos o tour para Ilhas Ballestas, agora vamos para conhecer a parte terrestre, a opção escolhida foi ir de no tour de ônibus, também tem a opção de quadriciclo, bike ou  trekking. Terminado o passeio das Ilhas Ballestas o guia já esperava no porto para nos conduzir ao ônibus. A reunião é as 10:30 e o passeio inicia as 11:00.

Museu julio c. Tello paracas peru
Museu julio c. Tello em paracas peru – a entrada é opcional e custa 7,5 soles

A primeira para é no moderno do centro de visitação da reserva com informações sobre o parque e opcionalmente também pode visitar o museu Julio C. Tello ou or ver alguns fósseis e observar Flamingos há uma longaaa distância. Entramos no busão até um mirante para ver a costa ou o que sobrou da formação rochosa conhecida como Catedral que foi destruída por um terremoto em 2007.

Fóssil no deserto
Fóssil no deserto
La catedral o que sobrou formação rochosa
La catedral ou o que sobrou da formação rochosa – os pontos escuros são aves.

Após vamos conhecer algumas praias , tá bom, mas você não vai banhar nas águas frias! São praia Yumake, Praia Vermelha (Fenômeno raro no mundo) e Praia Lagunilla. Nesta última será onde iremos almoçar, são alguns restaurantes a beira mar servindo sobretudo pescados. Ali terá os peixes e mariscos mais frescos possíveis.

Praia vermelha (roja) reserva nacional paracas
Praia vermelha (roja) na reserva nacional paracas – fenômeno raro

Ao final voltamos para Paracas pelo deserto, o passeio demorou cerca de 3 horas como tinha dedicado passar 2 noites em Paracas, voltei para o hotel. Algumas pessoas correram para o terminal rodoviário para seguir para Ica ou Lima. Quando você fica, a sensação é de que todo mundo foi embora, só vieram para fazer os passeios. Hoje também penso que 1 noite me Paracas é suficiente. Mas enfim deu para descansar bem e no outro dia continuar meu roteiro pelo Sul do Peru com destino agora a Huacachina (Ica).

Talvez a sensação que possa ter é de um tour pega turista, pois irá passar um bom tempo dentro de um ônibus pelo deserto só vendo areia além de gastar 1 hora no almoço. Porém achei interessante o passeio pelo deserto com paisagens únicas.

O que levar para o tour na Reserva Nacional Paracas

  • Use protetor solar;
  • Agasalho devido aos ventos
  • Óculos de sol;
  • Câmera ou celular;
  • Lanches;

Como chegar em Paracas para fazer o passeio para Ilhas Ballestas

  1. Como eu fiz, pegando ônibus em Lima a tarde e dormindo uma noite em Paracas;
  2. Pegando ônibus em Lima de madrugada para fazer o passeio das Ilhas Ballestas e Reserva Nacional;
  3. Contratando passeio a partir de Huacachina;
  4. Contratando passeio em Lima e  irão te levar para fazer os passeios em Paracas;

Para comprar os passeios os valores dependerá de sua escolha, quadriciclo, ônibus, bike, trekking. Se for fazer também o tour das Ilhas Ballestas, recomendo comprar logo o pacote incluindo o passeio da reserva e a entrada do parque. O almoço é opcional e terá pratos a partir de 20 soles, mas recomendo almoçar em um dos restaurantes.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4 / 5. Total de votos 2

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o autor

Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

Deixe um comentário