Lago Titicaca ilhas flutuantes dos uros em Puno

Como é o passeio pelas ilhas flutuantes dos uros no lago Titicaca em Puno no Peru? As ilhas flutuantes dos uros (em inglês: Uros Floating Islands; em espanhol: Islas Flotantes de los Uros), são plataformas artificiais construídas no lago Titicaca pelos indígenas da etnia Uros. Estas ilhas são feitas utilizando totora, uma espécie de junco,  planta abundante no lago. A totora foi utilizada ao longo do tempo para construir estas ilhas no lago Titicaca além das casas e embarcações.

Lago titicaca ilhas flutuantes dos uros em puno escola
Lago titicaca ilhas flutuantes dos uros em puno

Os Uros ou Urus é uma etnia que habita vasta região entre a Bolívia e Peru, sendo que do lado peruano vivem principalmente no local denominado ilhas flutuantes dos Uros, próximo à cidade de Uno.

Ilhas Flutuantes dos Uros (em inglês: Uros Floating Islands; em espanhol: Islas Flotantes de los Uros) são as plataformas artificiais construídas sobre o Lago Titicaca, no Peru, pelos indígenas da etnia Uros no período colonial. Essas ilhas são formadas a partir da totora, ciperácea abundante no lago[1], onde diariamente uma abundância de turistas vão conhecer essa forma de habitação, bem como toda a cultura da etnia Uros.

Neste conto de fantasia, as ilhas dos Uros são feitas totalmente de totora; um junco em torno do qual gira a sobrevivência nestas terras flutuantes.

A totora foi usada séculos atrás para construir estas ilhas sobre o Lago Titicaca e serviam de moradia para as famílias uro-aimarás. As embarcações também são feitas de totora e as utilizam para a pesca artesanal.

E para completar esta experiência vivencial,  estão os lindos artesanatos elaborados com totora  que são oferecidos aos visitantes pelos simpáticos moradores deste mágico lugar. Segundo os historiadores para não se tornar escravos, estes indígenas se embrenharam em meio à vegetação de totora no interior do lago Titicaca, escondendo-se em balsas. Posteriormente, construíram as plataformas artificias, hoje chamadas ilhas flutuantes do Uros,  com o junco que abundante no lago.

O Lago Titicaca está entre o Peru e a Bolívia e é uma parada popular quando se atravessa a fronteira. O Lago Titicaca é o maior na América do Sul e é o lago navegável mais alto do mundo. A coisa que mais chama atenção sobre o Lago Titicaca são as Ilhas Flutuantes e as pessoas que vivem lá. Tem aproximadamente 4000 pessoas que vivem na ilha no meio do lago. A vida diária e a história da população de Uros do Lago Titicaca é intrigante e diferente de qualquer outra no mundo

Como é o passeio pelo Lago Titicaca nas ilhas flutuantes dos uros em Puno no Peru

O custo do passeio somente para as ilhas flutuantes dos Uros irá custar a partir de 20 soles e inclui o transporte de barco do porto em Puno até as ilhas, visita às ilhas com guia. Com demonstração de como vivem os Uros. Neste ponto muitos tem dúvidas se realmente as ilhas são habitadas ou é só encenação para turista ver. A resposta é sim, a parte onde visitamos é montada para atender aos turistas, com demonstração do modo de vida do povo Uro. Locais vestidos com roupas típicas realizando apresentação de danças e músicas típicas. Todavia, nas outras ilhas, sim, são habitadas normalmente, inclusive conta com escola para as crianças.

Barco de totora no lago titicaca
Barco de totora no lago titicaca

O passeio normalmente acontece pela manhã e inicia de 8 a 9 horas, pode ser comprado nas agências em Puno.

Para deslocar do local das demonstrações do modo de vida do povo Uro e de como são feitos as plataformas de totora, pode seguir no barco que veio ou juma embarcação tipica feita de totora, claro pagando um valor pelo transporte. O destino será uma parte central onde fica as lojinhas de souvenires e artesanatos além de uma lanchonete. Neste local também terá o famoso carimbo para passaporte do lago Titicaca. Considerado um dos carimbos mais desejados do mundo.

Carimbo passaporte lago titicaca peru
Carimbo passaporte lago titicaca peru

O modo de vida do povo Uro está ligado ao turismo.

O retorno para Puno será ao 12:30 e para quem optou pelo passeio de 2 dias e uma noite pelo lago seguirá no barco para ilha Taquile.

 

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 5 / 5. Total de votos 2

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o autor

Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

Deixe um comentário