Como é o Passeio de 2 dias no Vale Del coca em Arequipa

Como é o Passeio de 2 dias no Vale Del coca em Arequipa no Peru para ver “condor”, o Vale do Colca está localizado na província de Caylloma. Colca vem das palavras Collaguas e Cabanas, dois grupos étnicos que viveram ao longo do rio Colca. Este cânion tem uma profundidade de 4160 m, e é o quarto cânion mais profundo do planeta.

A província de Caylloma, genericamente designada como “Colca”, faz parte do departamento de Arequipa, no Peru, e está localizada no canto nordeste desta região. O cenário principal da província é o Canyon de Colca e é em seus arredores que as cidades que a identificam se estabeleceram.

Vale do colca passeio de 2 dias
Vale do colca passeio de 2 dias

Como é o Passeio de 2 dias no Vale Del coca em Arequipa — Chivay no Peru

Existem algumas opções de passeio que pode incluir bate volta e trilhas, escolhi o passeio 2 dias e uma noite no Vale Del coca, o passeio parte de Arequipa de ônibus ou van, pela manhã. Durante o trajeto o guia fala muito sobre a cidade de Arequipa, suas construções de pedra vulcânica que dá o nome de cidade branca.

Pelo caminho passamos por alguns mirantes para ver animais como a vicunha e alparcas, passando pelo Pampas Cañahuas onde está a Reserva Nacional de Salinas y Aguada Blanca. Depois pararemos em Patapampa um mirante para ver os vulcões Ubiñas, Miami, Misti, Chachani, Sabancaya (ativo) e Ampato.

Patapampa um mirante para ver os vulcões ubiñas, miami, misti, chachani, sabancaya (ativo) e ampato.
Patapampa um mirante para ver os vulcões ubiñas, miami, misti, chachani, sabancaya (ativo) e ampato.

Ainda pararemos em um ponto para tirar fotos com animais.

Vale do colca passeio de 2 dias animais
Vale do colca passeio de 2 dias

Antes de chegar em Chivay almoçamos em um restaurante com uma bela vista do vale abaixo.

Chegando em Chivay ficamos hospedados em uma espécie de pensão com quarto privativo, opcionalmente tinha um banho em piscinas térmicas, mas como estava muito cansado e sentindo efeito da altitude fiquei na pensão para dormir.

A noite o guia nos convidou para um jantar em um restaurante típico onde tinha apresentação cultural de dança e música local, foi interessante tinha alguns brasileiros.

Evento de dança e musica tipica em chivay valle del colca
Evento de dança e música tipica em chivay valle del colca

Pela manhã seguimos no ônibus para o mirante da Cruz do Condor para observar os exuberantes condores, pelo caminho vamos parando pelas vilas. Inclusive ficamos muito tempo “parados”. O único condor que vi foi chegando ao mirante ainda no ônibus. Foi de certo modo frustrante. Talvez se o guia deixasse para fazer as paradas na volta, teria hipóteses de observar os condores.

Mirante cruz do condor no vale do colca
Mirante cruz do condor no vale do colca

Transfer de Chivay para Puno — Vale del Colca para Lago Titicaca

Como seguiria adiante reservei o transfer de Chivay para Puno em um ônibus da Bus Peru 4m, o restante do pessoal voltou para Arequipa. Fazendo assim evita ter de voltar a Areuipa e tomar outro ônibus para Puno. Fique atento aos horários de saída do ônibus para não ter de passar mais uma noite em Chivay. Se não for passar pelo lago Titicaca, também tem opção de ônibus para Cusco.

Pelo caminho o ônibus faz algumas paradas em alguns mirantes para ver animais, no mirante dos vulcões ou Patapampa tinha nevado, o motorista perguntou se queria parar já que estava muito frio, não perguntou 2 vezes.

Neve no mirante dos vulcões a caminho do vale del colca
Goiano vendo neve pela primeira vez!

Ainda pelo caminho paramos para ver Flamingos de longe, em alguns pontos onde tem umas feirinhas de artesanato e também pelo caótico trânsito de Juliaca, chegando em Puno já as 8 da noite. Como era domingo, fui direto para o hostel.

As formas principais de conhecer o Vale del Colca:

  • Passeio de 2 dias e uma noite: este o modo prático, sai de arequipa e pernoita em Chivay no Vale do Colca, voltando para Arequipa no outro dia.
  • Passeio de 1 dia (Bate volta): sai de madrugada de Arequipa em direção ao Vale do Colca e volta no mesmo dia. Pode ser cansativo, recomendado somente se tiver com pouco tempo disponível.
  • Trekking: para quem gosta de um maior contato com a natureza, tem opções de 2, 3 e 4 dias.

O que levar para o passeio de 2 dias ao Vale do Colca:

Se for seguir viagem, deve levar a malas claro, caso contrário pode deixar o pesado em no Hotel em Arequipa e levar uma mochila de ataque com roupas para troca e lanches. Leve agasalho, pois pode fazer frio.

A foto do condor é de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Colca-condor-c06.jpg

Empresa de ônibus que faz o transfer de Chivay para Puno ou Cusco:
https://busperu4m.com/routes/

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 5 / 5. Total de votos 3

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o autor

Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

2 comentários em “Como é o Passeio de 2 dias no Vale Del coca em Arequipa”

    • Olá, Eduardo, então acabei comprando o passeio no hostel mesmo, eles “revendem” você caba pagando um pouco mais, mas se preferir pode comprar nas diversas agências na praça de armas. Chegando lá não terá dificuldade de conseguir passeio. Hoje terá um custo a partir de 100 soles.

      Responder

Deixe um comentário