Passeio ilhas Uros, Taquile e Amantani lago Titicaca

Como é o passeio de 2 dias e uma noite pelas ilhas Uros, Taquile e Amantani no lago Titicaca em Puno no Peru. A ilha dos Uros já falamos aqui do passeio de meio-dia, eu optei pelo passeio de 2 dias e uma noite pelo lago Titicaca, incluindo dormir uma noite no lago na ilha Amantani.

Primeiro dia — Ilha dos Uros e ilha Amantani

Passeio ilha dos uros — barco de totora
Passeio ilha dos uros — barco de totora

Ilha dos Uros é a ilha artificial feita de totora, Taquile e Amantani são ilhas no lago Titicaca próxima de puno. O passeio incia pelo porto de Puno, onde você embarcará para o passeio de barco pelo lago. A primeira parada será as ilhas flutuantes dos Uros. Após o passeio pela ilha seguimos de barco até a ilha Amantani, este trajeto pode demorar dependendo do barco. Chegando na ilha Amantani, fomos hospedados pleos habitantes locais. Na época não tinha hotel na ilha e então aproveitamos para fazer uma imersão na cultura local, na casa onde ficamos não tinha eletricidade, logo sem banho quente. É um local bastante carente, os locais são treinados para ceder quartos de suas casas para receber turistas e o dinheiro vindo desta atividade é importante para eles.

Lago titicaca passeio de barco
Lago titicaca — passeio de barco.

A maioria dos homens da ilha vão para o continente para trabalhar enquanto as mulheres permanecem na ilha cuidando do cultivo e também agora no turismo.

Está incluso no passeio jantar e café da manhã na casa do local que te hospedar em Amantani. Os grupos foram divididos e eu fiquei com um casal de brasileiros, embora meu quarto tivesse 2 camas não foi preciso dividir o quarto.

Teve um acontecimento que fez nos lembrar da importância de defendermos o nosso SUS! Tão importante para as pessoas carentes em nosso país. O fato foi que a filha da senhora que nos hospedou sofrera uma queimadura séria sendo atendida em um posto de saúde público em Puno. Porém, como precisava ficar internada para concluir o tratamento e não tinha condições de pagar o custo de 200 soles a diária, simplesmente foi manda de volta para casa. Lembre do nosso Brasil, talvez até demorasse em alguma fila, mas o tratamento seria até que estivesse em condições de voltar para casa.

Na parte da tarde a senhora da casa nos levou até a praça principal da vila onde assistimos uma apresentação cívica das crianças escola da ilha, com o tempo os turistas foram se dirigindo ao ponto mais alto da ilha que chega a 4.130 metros, tem uma trilha ladrilhada e pelo caminho vendedores de artesanato. Tem 2 opções o Templo Pachatata e Templo Pachamama e eu segui para este segundo, onde tem uma bela visão do lago e do por do sol. Porém, não teve por do sol, somente uma chuva. Ficamos por ali por algum tempo até que a tempestade veio para nossa direção com muitos raios, o jeito foi correr da tempestade. Chegando na parte central da vila tinha um pessoal jogando futebol, pensei o que aconteceria conosco se fossemos correr atrás de bola na quela altitude.

Passeio ilhas uros taquile amantani lago titicaca apresentacao taquile américa do sul, barco, ilha de uros, lagoa, passeio, peru, puno, sítio arquelógico, titicaca, trilha passeio ilhas uros, taquile e amantani lago titicaca

Chegando na praça central a senhorinha que nos hospedou já aguardava para nos levar de volta para casa. A noite tinha um vento cultural com danças em um restaurante no centro da vila, porém estava chovendo e também estava cansado por subir até a parte alta da ilha, também tive empatia com a senhorinha, pois ela que nos levaria até o local. Enfim preferi ir para cama mais cedo.

Segundo dia — ilha Taquile

Passeio ilhas uros, taquile e amantani lago titicaca portal 2
Passeio ilhas uros, taquile e amantani lago titicaca portal

Logo cedo a senhorinha nos conduziu até o barco, inclusive chegamos um pouco atrasado e o guia ficou bravo com a senhorinha, deselegante da parte dele. Seguimos de barco até a próxima ilha Taquile,  esta ilha é mais desenvolvida que a anterior e também apresenta aspectos culturais diferentes. Durante o período colonial a ilha serviu de prisão. Esta ilha recebe visitante de um dia somente então espere por mais turistas.

Para chegar ao centro da vila da ilha temos de encarar uma ladeira forte, então esteja preparado. Chegando ao centro o guia nos levou para conhecer o local e explicar o sobre a cultura da ilha. Conhecemos alguns habitantes, que nos mostraram seus trabalhos de artesanato têxtil.

Após um tempo na praça principal o guia nos levou para o almoço em uma casa dos locais, não tinha restaurante na ilha. O almoço pode estar incluso no passeio. Se não tiver terá o custo de 20 soles, recomendo comida caseira ótima.

Após almoçar seguimos para a outra face da ilha para pegar o barco de volta para Puno, agora agradeci pelo barco ter utilizado o porto do lado aposto já que a subida é bem mais forte. Mas enfim descendo é melhor.

Objeto sobre o lago titicaca
Objeto sobre o lago titicaca ou só sujeira na lente mesmo.

Conversando com os brasileiros que estavam comigo eles peguntaram o que eu achara do ceviche, eu disse que não experimentara, eles acharam um sacrilégio eu não ter comido ceviche no Peru. E disseram você comerá ceviche hoje conosco, eu não gosto de “peixe cru”, mas segui. Porém, as cevicherias de puno às 16 horas para servir sempre peixe fresco do lago Titicaca, problema resolvido quando o guia ligou em uma destas casas e pediu para nos aguardar. Enfim, fui ao Peru e experimentei o ceviche fresco do algo Titicaca e ainda preferi truta frita. Esta seria a última noite em Puno.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 5 / 5. Total de votos 1

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o autor

Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

Deixe um comentário