Conhecer a múmia inca Juanita em Arequipa, um das maiores descobertas arquelógica do mundo. Em Arequipa não pode deixar de conhecer a múmia Juanita conhecida com a Dama de Ampato com o corpo congelado bem preservado. Trata se de uma menina Inca sendo oferecida como oferenda aos deuses incas entre 1440 e 1480 com idade de cerca de 12 a 15 anos. Ela foi encontra no vulcão Ampato na região de Arequipa, congelada há mais de 6000 metros de altitude. Ela também é conhecida como dama de gelo.

Atualmente Juanita está exposta no museu Santuários Andinos da Universidade Católica de Santa Maria (Museo Santuarios Andinos) em Arequipa, Peru. Em 1995 a revista Time a escolheu como um das 10 maiores descobertas do mundo. O corpo fica exposto em uma urna de vidro há uma temperatura de -19 °C.
O corpo de Juanita foi encontrada devido ao derretimento do gelo e a erupção vulcânica, por estar quase totalmente congelada foi preservado os órgãos internos, cabelos, sangue, pele e conteúdos de seu estômago.
Também foram encontrados vários itens que haviam sido deixados como oferenda aos deuses incas, incluindo osso de Lhama, pequenas estatuetas de cerâmica, artigos alimentícios e conchas, somente encontradas em na costa oceânica. Esta foram ligas a cerimônia da chuva no Império Inca. As roupas se assemelhava aos tecidos da elite de cusco. Como vestia roupas dos ricos, os cientistas sugerem que ela veio de uma família nobre.
O corpo e os itens foram rapidamente transportados para evitar o descongelamento, depois fi mantido em um refrigerador especial na Universidade Católica. Sendo posteriormente levada aos Estados Unidos para estudos em 1996 e em 1999 foi exposta no Japão. Ele é considerada uma das múmias mais vem preservada dos Andes.
Através da extração do DNA do cabelo bem conservado da mamãe Juanita, os cientistas conseguiram determinar logicamente sua dieta antes do sacrifício. A análise de seus cabelos indica que Juanita estava comendo alimentos como proteínas animais e milho. Estes alimentos eram a dieta da elite, ao contrário da dieta padrão inca de vegetais.
As últimas seis a oito semanas de vida de uma criança Inca sacrificada consistira no uso pesado de drogas e álcool. Com uma combinação de coca e álcool chicha, as crianças estariam em um estado psicológico altamente intoxicado. Marcadores nos cabelos de Juanita indicam que ela recebeu coca e álcool antes de sua morte, sugerindo que ela estava em um estado de quase inconsciência.
Pode parecer estranho para gente que os pais realizassem sacrifício de sua própria, porém este era o como aqueles povos achavam o correto para agradar os deuses, mas quisera o destino que o corpo de Juanita fosse preservado e chegasse até nossos tempos, de certo modo ela continuou “viva” para contar sua história.
Para conhecer Juanita deve ir até o Museo Santuarios Andinos em Arequipa, além da múmia Juanita também terá cinco salas no museu com exposição de O museu abriga toda a coleção arqueológica do ritual Capac Cocha, ou seja, as oferendas como: têxteis (roupas de Juanita e de outros); cerâmica (usada nas cerimônias), metais (oferendas aos deuses), querosene de madeira, entre outros.

Como Conhecer a múmia inca Juanita em Arequipa no Peru?
O museu é climatizado, então vá de blusa de frio, eu não sabia e passei frio ali. Não é permitido entrar com mochilas e nem fotografar sem equipamento adequado, na sala onde está a múmia juanita não é permitido fotografias.
O ingresso cista de 25 Soles para estrangeiros, a visita é guiada e no final você deve dar uma gorjeta (propina) para o guia. Se tiver um tempo livre em Arequipa sugiro que visite à garota de Ampato.
Para mais detalhes de como realizar a visita acesse o site: http://www.ucsm.edu.pe
