Oásis de Huacachina Ica Peru, Buggy + sandboard no deserto

Oásis de Huacachina, passeio de Buggy + sandboard no deserto, o que fazer em uma noite no oásis  localizado a cinco km a oeste da cidade de Ica no Peru no meio do deserto da costa do pacífico. A laguna De água cor verde, surgiu devido ao afloramento de lençóis subterrâneos, ao redor da laguna tem abundante vegetação composta por palmeiras e eucaliptos além de huarango e outras espécies, que serve de descanso para para as aves voadoras que passam por essa região. O Oásis de Huacachina é um dos lugares mais vistoso da costa peruana.

Sua grande atração como um paraíso natural, o clima quente durante todo o ano além de atribuir o poder de suas águas curativas (rica em substâncias sulfurosas e sal) fez Huacachina tornar-se, por volta de 1960, um dos mais importantes e exclusivos spas do Peru. Casas e hotéis foram construídos, um belo calçadão ao redor da laguna, lojas e vestiários para os banhistas. Estrada de asfalto ligando o lago com a cidade de Ica, foi introduzida várias árvores. Embora a passagem do tempo o local já não é o mesmo, as águas outrora curavam hoje são poluídas, mas o lugar não perde o encanto, um oásis com boa estrutura turística.

Vista da laguna de huacachina
Vista da laguna de huacachina

A lenda de Huacachina

Uma das lendas local diz que a lagoa foi criada quando uma bela princesa nativa foi presa durante um banho por um jovem caçador. Ela fugiu, deixando a piscina de água em que ela se banhava tornar-se a lagoa. As dobras de seu manto, que se contorciam atrás dela enquanto ela corria, tornaram-se as dunas de areia ao redor da lagoa. E a própria mulher viveria no oásis como uma sereia.

Como está a Laguna hoje
Foram instalados poços pelos moradores em volta da laguna o que fez com que o nível do lençol freático abaixasse o que reduziu o nível da água da laguna. Para compensar o o governo local iniciou bombeamento de água para o oásis afim de preservar o local turístico.

Oásis de Huacachina o que fazer?
Como estava em Paracas, aconteceu um fato engraçado o mochilão já tinha sido despachado e o fiscal foi conferir a mochila de ataque, quando soube que eu era brasileño, parou a revista e foi tirar sarro dizendo que o Pisco Sur (bebida alcoólica típica daquela região) é melhor do que caipirinha. Rapaz lá vai eu defender a bebida nacional, mesmo que eu não beba a caipirinha, ficamos ali no embate, nisso 2 francesas que estavam logo atrás, decidiu o o pleito dizendo que caipirinha é melhor. 3 forasteiros folgados em terra desconhecida. Mas são este encontros de viagens, pessoas que nunca mais iremos ver, eu fui pra Huacachina, o fiscal irá continuar ali todos os dias talvez e as moças iriam em outro ônibus nem sei qual destino, enquanto este viajante solitário seguiu para Huacachina.

peguei o ônibus e cheguei ao meio dia no terminal da Cruz del Sur em Ica e tomei uma espécie de Tuc Tuc para Oásis de Huacachina ao custo de 5 soles, chegando no hostel, tinha escolhido pela primeira vez na viagem um quarto compartilhado, mas o mesmo estava vazio. Estava com preguiça de ir na agência comprar o passeio, fui na recepção o rapaz ligou par alguém mas não conseguiu. É que as coisas estavam meia tensa naqueles dias, uma semanas atrás tinha acontecido uma acidente vitimando inclusive turistas. Inclusive pelo que li antes da viagem, parece que ficaram uns dias sem os carros no deserto. Mas enfim isto foi uma fatalidade e eu estava ali para Passear  de Buggy nas dunas. Foi pela margem da laguna procurar algo para comer e depois encontrei uma mulher vendendo o passeio, é tipo esta agencias que só vendem mesmo, não tem nenhum carro. Tinhas 2 opções por 25 soles Passeio de Buggy  e por 30 soles Passeio de Buggy + pôr do sol no deserto. Escolhi o último, não perderia esta oportunidade.

Tuk tuk o mototáxi de ica para huacachina
Tuk tuk do peru o “mototáxi” de ica para huacachina

Como é passeio de Buggy pelas dunas de Huacachina

Quando comprei o passeio já estava na hora da saída, foi só tempo de ir no Hostel e pegar algumas coisas e voltar correndo, já na saída nas dunas tem de pagar um taxa de 3.60 Soles para acessar as dunas. Fomos apresentado ao nosso motorista, que nos conduziu ao nosso “carro”. Diferente dos Buggy do Brasil, lá são carros maiores que leva mais turistas, os cintos de segurança não parecia tão seguros, acho que assim tem mais emoção, mas ao menos tem uma gaiola de proteção para os ocupantes. Logo todo mundo posicionado naquele carro no estilo Mad Max sai pelo deserto, as vezes tem a sensação que ele não irá conseguir vencer a duna, mas o motorista aperta o pé e o motor solta fumaça e arranja força.

Passeio de buggy nas dunas no deserto do peru
Estilão de um dos carros que percorrem o deserto

Seguimos até um ponto onde descemos para tirar umas fotos, e a sensação é mesmo de estar em Mad Max estrada da fúria, aqueles carros esquisitos vindo na nossa direção com aqueles motores barulhentos, pra todo lado só areia, e o sol a pino. Depois seguimos aos pontos para fazer sandboard, o guia/motoristas leva as pranchas de madeira e rapidamente já prepara aquelas tábuas com parafina, cada um pega a sua e quem tem mais experiência pode lugar uma prancha de sandboard profissional ou até mesmo contratar um guia.

Sandboard no deserto nas dunas de huacachina
Pronto para descer umas dunas
Passeio de buggy em huacachina
Esperando o pôr do sol nas dunas

Enfim fui tentar fazer o normal em pré em cima da prancha, não deu outra cai no meio do caminho, deve ser culpa da prancha que não é adequada. Só que não, rsss, eu que não sabia fazer mesmo. Aí foi a vez do “skibunda”, sentado ou deitado em cima da prancha. Também tem muita emoção, aí ficamos nessa de descer de prancha e subir a pé, subir nas dunas é cansativo. Até que fomos para outras duna, esta era muitooo alta, desci só uma vez em alta velocidade e fiquei ali mesmo aguardando o carro, neste momento a maioria dos carros já estavam indo embora. Então o motoristas se afastou ainda mais deserto adentro e paramos em uma duna bem alta em um local onde só via areias para todos lado. Ficamos ali sentados na areia tirando fotos e esperando o pôr do sol, longe toda muvuca que estava dos diversos buggy há poucas horas. Até que o sol começou a dar o show, a sensação incrível de ver o pôr do sol no deserto. Com certeza uma cena muito linda, todo aquele silêncio do lugar e o sol desaparecendo. Voltamos para o Oásis, o lugar que estava muito quente durante o dia, a noite faz muito frio.

Pôr do sol nas dunas de huacachina
Pôr do sol nas dunas

No quarto compartilhado do Hostel agora eu tinha companhia, 3 mochileiras que também foram curtir Huacachina, uma chilena que tinha feito passeio nas dunas e no outro dia iria em bate volta para conhecer as linhas de Nazca. Também tinha uma americana de 22 anos que já estava há vários dias longe de casa no melhor estilo mochileira. Foi legal a gente conversar ela forçando um espanhol e eu no portunhol, ele precisava de ajuda com o visto (visa) brasileiro, na época era exigido para os americanos.

Depois da noite fria no oásis tinha ônibus as 11 horas para Nazca, mas antes tinha que subir a duna alta do outro lado da laguna, pensa em um negócio que cansa. Foi na base do desafio chegar lá em cima, mas consegui. De lá tem uma visão completa da cidade além de poder ver Ica do outro lado, fiquei por ali um tempo e depois para descer foi fácil. Depois novamente de mototáxi “tuk tuk” para o terminal de ônibus em Ica, o taxista ficou esbravejando, querendo que eu fosse no carro dele seguro e não naquela moto adaptada e sem segurança. De certo modo ele tinha razão, aquele motinha adaptada não parecia ser muito segura. Mas quando novamente teria a chance de andar de tuk tuk peruano, a cidade de Ica você irá ver muitos.

Vista da laguna de huacachina em ica peru
Vista da laguna de huacachina em ica peru

O oásis tem uma completa estrutura para atender turistas incluindo várias opções de acomodações desde hostel badalados até suítes de luxo, eu fiquei em quarto compartilhado no Hostel Boulevard que não é tão badalado, tem piscina, café da manhã reforçado e tudo arrumadinho.

Quantos dias ficar no Oásis de Huacachina?
Recomendo a sensação passar ao menos uma noite no oásis, mas se for fazer outros passeios na região como na reserva nacional de Paracas ou ilhas ballestas , pode se passar mais de uma noite, fazendo os passeios em bate volta em Paracas, para as vinícolas de Pisco ou até mesmo para conhecer as linhas de Nazca. Muitos perguntam como ir  para Cusco e Huacachina, pois as pessoas gostam da ideia de conhecer o oásis e fazer passeio de buggy nas dunas, porém vale ressaltar que Cusco está há cerca de 800km, então não não é vantajoso sair de Cusco só para passar uma noite em Ica. Mas poderá passar alguns dias e fazer os passeios em Ica, Paracas e Nazca  antes ou depois de ir para cusco, neste caso indo de Lima para Ica e depois Cusco ou fazendo o inverso. Se tiver prazo, pode fazer como fiz, vim por Lima e depois indo por Sul, Paracas, Ica, Arequipa, Puno e Cusco. Como aconteceu comigo em Paracas, se você ficar mais de uma noite  a sensação será de que ficou para trás, mas logo chegará novos rostos.

Vista das dunas
Vista das dunas

O que levar para o passeio na Laguna de Huacachina

  • Use protetor solar;
  • Agasalho pois na volta no final do dia, faz muito frio;
  • Óculos de sol;
  • Bandana para proteger do vento e areia;
  • Câmera ou celular;
  • Lanches;
  • Água;

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 5 / 5. Total de votos 6

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o autor

Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

Deixe um comentário