Linhas de Nazca no Peru – Como é o Sobrevoo

Como é o sobrevoo as misteriosas linhas de Nazca ou Nasca no Peru, são um conjunto de grandes geoglifos feitos no solo do deserto de Sechura no sul do Peru. Estas linhas foram feitas entre os anos de 500 a.C. e 500 d.C. por pessoas fazendo incisões no solo ou depressões. Removendo pedras e deixando pós de cores diferente a mostra. A maioria das linhas cortam a paisagem, porém tem também as figuras de animais e plantas. Este geoglifos medem de 400 a 1100 metros. O comprimento de todas as linhas chega 1.300 km e cobriria um área de 50 KM². As linhas são rasas, não tem mais do que 15 cm de profundidade.

Quem foram estas pessoas que fizeram estes desenhos no solo? Para que? Para quem? Tudo isto permanece um mistério. O que intriga bastante é que estas linhas e desenhos são melhor vistas do ar. Será que eram para ser vistas de objetos voadores? Existem muitas teorias, inclusive a dos antigas astronautas. Os cientistas embora diferem na interpretação e propósito das linhas de Nazca, em geral, atribuem significado religioso, astronômico ou ter múltiplas funções.

Linhas de nazca geoglifo o colibri
O colibri (beija flor)- linhas de nazca geoglifo

Devido ao isolamento e ao clima seco, sem vento e estável do planalto, as linhas foram preservadas naturalmente. Lembramos aqui do candelabro que também está preservado. Na verdade a gente olha ali e pensa se der uma grande chuva pode estragar as linhas de Nazca, porém ali nunca chove, as casas chegam a ter telhados retos. Embora a piramide cahuachi foi soterrada por uma grand enchente.

A maioria são linhas simples, ao menos para nós, talvez para quem tenha feito as linhas são mais interessantes do que os desenhos. São mais de 70 desenhos desenhos zoomórficos, como beija-flor, aranha, peixe, condor, garça, macaco, lagarto, cachorro, gato e um ser humano (O astronauta). Outras formas incluem árvores e flores. Além dos já desenhos já conhecidos também pesquisadores tem encontrado várias outras figuras.  Há pouco temo uma figura de gato gigante é descoberta nas enigmáticas Linhas Nazca.

Como chegar até a cidade Nazca

A cidade de Nazca está situada a cerca de 400 km ao sul de Lima, para chegar até lá pode pegar um ônibus em Lima ou outro local no Peru, também se preferir pode fazer um tour por Paracas e Huacachina , inclusive de Ica também sai passeio para Nazca. Depois de Nazca você pode voltar para Lima ou ir para outro destino como Cuzco ou Arequipa.

Como é o Sobrevoo nas linhas de Nazca

Sobrevoo linhas de nazca por aeronasca
Sobrevoo linhas de nazca por aeronasca

O melhor jeito de ver as linhas é sobrevoando, terá a melhor visão  por cima. Porém em tratando de voo não é barato. Se preferir terá a opção de ir até uma torre de observação. A princípio esta seria minha opção, já que é mais econômica, porém conversando com minhas irmãs quando ainda estava em Huacachina elas falaram, você tem condições de pagar? Avalie pode ser que você não volte aí tão cedo. E foi assim que decidi fazer o sobrevoo sobre as linhas de Nazca. O custo 80 dólares, e posso dizer não arrependi de ter gasto com este passeio. Para comprar o passeio tem várias agências que vendem na cidade ou mesmo no site das empresas. As principais são Aeronasca e Aeroparacas. O voo clássico dura 35 minutos e o voo estendido dura 60 minutos, este inclui também sobrevoo as linhas de Palpa e tem custa de 170 dólares.

Como estava cansado de viajar nos ônibus e ainda tinha feito o passeio para pirâmide no dia anterior, reservei o voo no hotel mesmo. O bom é que estávamos na época do vento Paracas, o senhor reservou pra nossa turma ir no primeiro voo, nada de vento ficar “Balançando” o nosso avião. Pela manhã os ventos são menos intensos. O café da manhã ficou para volta, nada de vomitar dentro da aeronave.

Dizem que aos anteriores acontecia alguns acidentes, agora, os voos são autorizados para sair durante o clima apropriado e as empresas aéreas devem obedecer às regras de segurança. Se as condições climáticas mudam, nenhuma empresa aérea é permitida decolar do aeroporto. Ufa, ainda bem que o voo é seguro.

Chegando com a van no aeroporto, as mochilas ficam no guarda volumes, só levamos as câmeras e a “coragem”. Fomos identificados pesados e passamos pelo detector de metais, tudo com segurança. A necessidade de pesar é para fazer a distribuição do peso, os mais “fortes” vão na frente, se passar os 90 kg tem taxa extra. Depois nos dirigimos para o pequeno avião para tirar as tradicionais fotos e embarcar para nosso sobrevoo. Fui junto com um grupo de europeus. Terá de pagar a taxa do aeroporto de 30 soles, além do custo do passeio.

Durante o Sobrevoo a aeronave irá passar por sobre cada figura de um lado dar a volta e passar pelo outro lado, então cada um terá sua vez, nada de ir pra outra janela e desequilibrar o avião. Durante o voo o copiloto vai narrando os pontos por onde estamos passando. É tudo muito rápido, é olhar, tirar foto e já ficou para trás, mas não se preocupe são diversas figuras pra ver. Tudo muito seguro e no final ainda passamos sobre os aqueduto em volta de Nazca, porém só passa de um lado, dirigimos para os pouso.

O roteiro do voo é baleia, figuras trapezoidal, o astronauta, macaco, cachorro, beija-flor (colibri), condor, aranha, garça, papagaio, árvore, mão (ou filhote de condor), aquedutos e pouso.

Sobre as figuras

Abaixo está o slide com as principais fotos que tirei sobre o deserto. Evitei edição detalhando os geoglifos, para que você também tenha uma ideia da visão de quem sobrevoa as linhas.

Mais informações sobre
Página Wikipedia sobre
Localização no Google maps

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 5 / 5. Total de votos 3

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Sobre o autor

Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

Deixe um comentário