Mercado Central de Huaraz – Dia de “folga” após o cansativo trek para Laguna 69, logo não é dia de ficar quieto, vamos conhecer o Mercado Central de Huraz e o Museu Arqueológico de Ancash “Augusto Soriano Infante”, além de comprinhas na feira de artesanato (Feria Artesanal La Plaza). Até tinha planos para fazer mais algum passeio como Laguna Llaca, Trekking Cordillera Blanca – Quebrada de Llanganuco – Mirador de Portachuelo – Yanapqcha- Cebollapampa ou Laguna Churup, porém como seu Sabino do Hostal onde estava hospedado tinha em chamado para conhecer um pouco da cidade, foi preferível descansar das trilhas.
Seu Sabino foi acompanhar o filho Pedro na empreitada de administrar um hotel em Huaraz, o Hostal Mirador Andino que tem nota 9 no Booking, onde pode se ter um quarto individual com banheiro privativo pelo custo de uma cama em quarto compartilhado em Hostel. Enfim são um família do Paraná, local onde você sentirá acolhido. E certeza que terá bastante brasileiros para bater papo.
Todos os dias seu Sabino faz as compras para o restaurante do Hotel no Mercado Central de Huaraz (uma espécie de feira), se quer encontrar sobre a cultura de Huaraz vale passar pelo Mercado Central. Ali vende de tudo, animais vivos, carne de todo tipo, comida para ser servida na hora, peixes, verdura, pães, roupas, gadget chineses, queijos, doces, etc. Se você não tem costume de visitar estes locais até pode achar nojento, já que parece um pouco bagunçado, além do cheiro do lugar e o barulho.
O Mercado abre logo cedo e se preferir pode comer logo um hambúrguer de carne de porco assada, ali mesmo na rua.
Os frangos são “processados” ali mesmo no fundo da loja, são mortos e depenados e expostos na frente da loja. Se preferir pode comprar já picado, incrível a velocidade da mulher para processar o corte. Ali seu Sabino comprou as asas de frango que ele utiliza no restaurante. A maioria dos produtos são produzidos alio mesmo na região.
Museu Arqueológico de Ancash Augusto Soriano Infante
O museu Arqueológico de Ancash é um espaço onde abriga importante coleção de peças arqueológicas. Fundado em 1935 com a intenção de narrar através de diferentes artigos que compõem sua coleção, a história das culturas que deixaram vestígios no região de Ancash no Peru.

O museu está em um prédio com 3 pavimentos e no interior é possível encontrar quatro salas de exposição. Sendo as salas de exposição do Museu Arqueológico de Ancash: Primeira sala de exibição temporária, como o nome diz é uma sala para exibir diferentes coleções.
A segunda sala inicia o histórico da ocupação do território de Ancash, apresenta em suas coleções, material que informa sobre o inicio da ocupação humana no território americano. Sobre as peças que compõem a coleção, destacam objetos utilizados pelas culturas Recuay, Moche e Chavín.

A terceira sala do circuito do museu, se encontra dividida em duas seções, por um lado, tem diferentes peças arqueológicas deixado na região de Ancash pelas culturas que habitaram a região. do outro lado tem a exibição de material conhecido como tecnologia Andina, onde a exposição mostra os avanços alcançados pelas culturas que estiverem nesta região do Peru.
Na última sala, apresenta uma coleção de peças mais contemporânea, como exibição de trajes típicos fornecidos pelas diferentes províncias que formam o departamento de Ancash. Nesta sala também tem coleção de esculturas pertencentes a cultura Recuay.
Além das salas de exposição, o museu Arqueológico de Ancash, apresenta em seu jardim, uma grande e importante conjunto de esculturas líticas, que foram feitas pela cultura Recuay. Existe cerca de 100 destas peças de escultura distribuídas no jardim do museu, conhecido como Parque Lítico.

O museu está próximo a Plaza de Armas de Huaraz. O ingresso custa 5,50 Soles para adulto e 3 soles para estudantes e professores, crianças pagam 1 sole.
Se tiver um tempinho não deixe de conhecer museu Arqueológico de Ancash.
Feira Arte e Artesanato de Huaraz (Feria Artesanal)

É uma pequena feira onde pode se comprar produtos artesanais feitos na região ou também produtos industriais feitos com material sintético, nem toda lã é de “animal”. Esta feira está localizada próxima Plaza de Armas. É o lugar para comprar lembrancinhas de Huaraz como chaveiros, toucas, blusas, peças de cerâmica, de pedra, etc. como toda feira é local.