Glaciar Pastoruri em Huaraz Peru

O Glaciar Pastoruri  é um geleira situada ao sul da Cordilheira Blanca no Peru, departamento de Ancash no Parque Nacional Huascarán. O nevado Glaciar Pastoruri tem em sua origem cerca de 5200 metros  altura  e descendo até 5000 metros de altura. O triste é saber que este glaciar está em processo de retrocesso e a estimativa será que até 2030 ele não exista mais. Um tapa na cara de quem acredita que nas mudanças climáticas em virtude do aquecimento global.

Há uns tempos atrás era possível passear pela geleira, hoje a visita fica até beirada das geleiras por questões de segurança.

Como chegar ao Nevado Glaciar Pastoruri

A base para conhecer estas beleza naturais do Parque Nacional Huascarán é a cidade de Huaraz no Peru, pela estrutura que a cidade apresenta. O Glaciar Pastoruri está há cerca de 70km de Huaraz e os tours saem de Huaraz em direção a geleira a partir das 8 horas.
Se prepare para pegar estrada de chão e subir a montanha. Curta as paisagens lindas ao longo do caminho.

Montanha glaciar pastoruri caminho
Caminho para o glaciar pastoruri

Custo para visitar o Glaciar Pastoruri

Existem diversas agências que fazem este tour e os preços iniciam em 30 Soles para um serviço básico até valores mais salgados. É fácil contratar agência para fazer os tours em Huaraz. Também terá custo para entrar no Parque Nacional Huascarán, quando fui o preço era 30 Soles por dia. Além disto como o passeio durará o dia todo, leve lanche ou dinheiro para o almoço que será feito na volta.

Como é o tour e a trilha para chegar ao Glaciar Pastoruri

A van irá buscar nos hotéis a partir das 8 horas, seguimos até para em um restaurante para lanche ou comprar salgadinhos. Lembre que o almoço será tão tarde quanto 16 horas. Então tenha lanches disponível.
Seguindo pela estrada vamos encontrando paisagens e cores incríveis.

Conhecendo a fonte água gaseificada
É uma nascente de água que literalmente sai do chão igual refrigerante ou seria água com gás, enfim é algo interessante de se ver. Ah sim devido a composição química a água é imprópria para consumo.

Caminho glaciar pastoruri lago gasoso
Caminho para o glaciar pastoruri fonte de água gasosa

Parada para conhecer as Puya raimondii
A Puya raimondii ou Titanca, ou ainda Puia, é uma espécie da família das Bromeliáceas. É endêmica do Peru, Bolívia e do norte do Chile. A Puya raimondii viceja nas altitudes situadas entre 3200 e 4800 metros acima do nível do mar, particularmente em locais ensolarados e bem irrigados. O epíteto raimondii homenageia o naturalista italiano Antonio Raimondi (1824–1890), que no ano de 1874 descobriu a espécie na região de Chavín de Húantar, no Peru, e a descreveu como Pourretia gigantea Raimondi, embora esta tenha sido mencionada anteriormente, em 1830, pelo francês Alcide d’Orbigny (1802-1857), que a observou na região de Vacas, na Bolívia.
Como sendo planta endêmica, não podemos perdemos chance de conhecer, haja vista que não terá em outro lugar.
A maior de todas as bromeliáceas, a Puya atinge uma altura de quatro metros, alcançando os doze metros quando produz seu pendão floral ou inflorescência. Cada planta produz, uma única vez em sua vida, aproximadamente 8.000 flores, contendo seis milhões de sementes. Seu aspecto singular contrasta com a aridez de seu habitat, a puna andina.

Pastoruri huaraz peru puya raimondii titanca puia raimondi
Puya raimondii – sim é grande mesmo

No mesmo local tem a laguna de siete colores
Um pequeno lago de muda de cor durante o dia de acordo com a incidência da iluminação do sol

Laguna siete colores - lago de 7 cores
Laguna siete colores – lago de 7 cores

Enfim o Glaciar Pastoruri

Continuando montanha acima chegamos ao estacionamento do glaciar Pastoruri, dali partimos em um trilha de cerca de 2 km, era para ser tudo suave, ma lembre estamos a cerca de 5000 metros de altitude e falta ar. Qualquer esforcinho exige bastante da gente. No dia tinha alguns brasileiros também fazendo o passeio, subimos juntos. Até que não tive problema pata chegar ao local do glaciar, não me lembro o tempo gasto, mas fui em um ritmo até tranquilo. Somente após descer tive um pouco de dor de cabeça, efeito da altitude.
Tem serviço de transporte por cavalos para quem tem dificuldades para chegar no glaciar, mas isto não é para eu, embora na descida tenha feito fotos com os bichinhos.
Chegando próximo ao glaciar tem um mirante, onde se pode tirar algumas fotos. Como estava viajando só, aí rola aquele take me a photo please.
Descendo dali para ficar bem próximo das geleiras, por sorte o dia estava ensolarado mas mesmo assim a temperatura no Glaciar Pastoruri estava baixa, fiquei ali tempo para fotos e depois sentar nas pedras e ficar contemplando tudo aquilo.
Tem umas placas indicando até onde a geleira se estendia, assim nota se que o efeito do derretimento está avançado, em um tempo será somente pedras onde teve gelo. Estão tentando reverter o derretimento utilizando um método pouco ortodoxo ao cobrir a geleira com serragem.
Depois de um bom tempo foi hora de despedir da geleira que tive a oportunidade de ver antes que ela derreta.

Final do passeio ainda tem uma parada no restaurante para nosso almoço , chegando em Huaraz no final do dia.

Glaciar pastoruri huaraz peru nevado geleira altitude preco
Glaciar pastoruri
Dicas para visitar ao Glaciar Pastoruri
  • O Glaciar Pastoruri no Peru está em altitude acima dos 5000 metros. Então esteja preparado para o soroche ou mal de altitude.
  • Leve e tome bastante água, e sua aliada contra mal de altitude
  • Não faça deste seu primeiro passeio em Huaraz, altitude não é brincadeira. Melhor estar aclimatado.
  • No Glaciar Pastoruri a temperatura é baixa então vá bem agasalhado, o melhor estilo é fazer o estilo camadas.
  • O tour para geleira tem preço a partir de 30 soles, inclua também a entrada para o parque custa 30 soles, além do almoço se a agência não incluir.
  • Leve lanches, chocolates, barrinhas de cereais, salgadinhos, etc. Haja vista que o almoço pose ser bem tarde.
  • Use roupas e calçados confortáveis
  • Use protetor solar
Glaciar pastoruri temperatura frio geleira peru huaraz
Glaciar pastoruri está derretendo

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 5 / 5. Total de votos 5

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil ...

Compartilhe nas redes sociais!

Foto do autor
Sobre o Autor
Passei cerca de 10 anos somente trabalhando, então no ano passado resolvi tirar umas férias e passei um mês incrível no Peru. Alguns amigos sempre pedem informações sobre os roteiros e como funciona , então resolvi escrever este blog para contar os relatos, como chegar, o que fazer e até mesmo os perrengues que se passa durante estas viagens.

Compartilhe:

Deixe um comentário