A linda Laguna Parón de águas azul turquesa situada a 4200 metros de altitude em ralação ao nível do mar, a Laguna Parón tem até 73 metros de profundidade. Está laguna próxima a cidade de Caraz, capital da província de Huyalas, a quantidade de água é estimada em 55 milhões de metro cúbicos, sua água é utilizada para abastecer a central hidrelétrica Cañon del Pato. Uma das principais geradores de energia do Peru.
A lagoa Parón é um das maiores da cordilheira e em volta da mesma pode se observar os picos nevado Artesonraju (usado no logo do estúdio Paramount Pictures), os nevados Pirâmide, Huandoy Norte, Pisco, Chacraraju e Paria. Claro se o tempo ajudar.

Um pouco da história local da Laguna Parón
Em 29 de julho, 2009, autoridades da Comunidade Cruz de Mayo, os usuários legítimos das águas do local, assumiram as instalações da empresa Duke Energy Peru, dona da hidrelétrica Cañon del Pato, alegando que sua gestão sobre a água causava danos sobre cultivo e seu impacto sobre a qualidade da água potável que abastece a cidade de Caraz. Esta ação permitiu que o volume de água voltasse o seu nível original, retornando à sua beleza natural ao ambiente o que permite que o lago tenha um uso turístico de forma exclusiva.
Entre 2009 e 2014 a empresa e as comunidades iniciaram conversações depois de estabelecer o mecanismo chamado diálogo Mesa Redonda, promovido pelo Governo do Peru. A Mesa Redonda concluída em fevereiro de 2014, foi assinado um acordo entre as comunidades e a empresa que permite o uso da água para geração de energia hidrelétrica, sob a supervisão de um mediador independente. Ambos os lados estão mantendo conversações para garantir gestão da água adequada.
Como chegar na Laguna Parón
O local escolhido pela maioria do turistas é Huaraz, pela estrutura do lugar para atender quem interessa neste passeios. Embora também poderá escolher Yungay como ponto de partida.
Para chegar em Huaraz, o modo comum é pegar um ônibus em Lima e seguir para Huaraz. Lembrando que irá sair do nível do mar e seguir até a altitude de 3200 metros, então fique atento ao mal de altitude (soroche) que pode incluir dores de cabeça, falta de ar, sangramentos nasais, náuseas, vômitos, diarreias, etc. Eu particularmente tive algumas dores de cabeça nas primeiras vezes que passei dos 4000 metros. Uma boa solução para este grande problema é tomar chá de Muña. Pessoal fala muito do chá de Coca, porém uma vez que vi uma moça passou mal devido a altitude a guia utilizou algo com eucalipto (Tipo um vick vapurub) e ela ficou bem.
Enfim, minha opção foi o ônibus noturno, a ideia é sair de Lima as 22 horas e dormir no ônibus chegando em Huaraz pela manhã, o trecho é de cerca de 400 Km. Optei pela empresa Oltursa desta vez, você pode comprar a passagem direto no site ou aplicativo e ainda escolher a poltrona. São ônibus excelentes , escolhi viajar no primeiro piso como a a viagem era longa.
Chegando em Huaraz vendedores de pacotes turísticos iram de cercar feito urubus, nem dê moral, normalmente são somente atravessadores. Alguns passeios saem depois das 8 horas então terá tempo de contratar em uma agência ou mesmo no hotel. Também prefira não fechar pacotes para todos os dias, pois pode ser que não queira fazer passeios todos os dias, pois alguns são desgastantes. O custo irá partir de 30 a 70 Soles dependendo do tipo de serviço oferecido e da empresa. No dia ainda pagamos 10 Soles para acessar o Parque Nacional Huascarán.

Leve lanche, chocolate, frutas barras de cereais ou similares e bastante água.
O bom de ir para Laguna Parón é que o transporte irá te levar até o local, as trilhas mesmo curtas são opcionais.
A van nos pegou as 8 horas no hotel e seguiu pela estrada até o vale de Callejón de Huaylas, onde paramos para uma vista das cordilheira branca (com neve) e negra (sem neve), seguimos até chegar em estrada não pavimentada e subidas bem íngremes olhando aqueles penhascos no estilo “estradas mortais”, mas tudo tranquilo o motorista passa por ali todos os dias. Até chegar na laguna Parón e ficar bobo ao ver a água daquela cor.
Ah sim se for aventureiro preferir tem trilha que leva até a Laguna Parón desde Caraz!
O que fazer na Laguna Parón
- Trilha em volta da Laguna até o outro lado ida e volta gastará umas 2 a 3 horas
- Trilha para subir até o mirante entre as pedras, sendo a opção mais puxada
- Passear de canoa pelo lago, na época estava 10 Soles por 20 minutos
- Ou só descer até a prainha e ficar espiando dali
Minha opção foi subir até o mirante, na verdade fui até onde a trilha permitia chegar, meu primeiro esforço nesta altitude. Realmente seu corpo sem aclimatar não está pronto para aquilo, mas até que para quem estava ocioso e levantou de uma cadeira, consegui chegar lá “em cima” até rápido. Fiquei um tempo por ali observando e tirando algumas fotos, um grupo também chegou naquela posição. Depois descemos e hora de fazer um lanche, usar o banheiros e aprender regra básica no Peru usar o baño custa a partir de 1 Sol.

Dicas para passeio da Laguna Parón
- Contrate o passeio de acordo com seu bolso direto na agência;
- Leve lanches rápidos como chocolates, frutas, barrinhas de cereais
- Tenha um seguro viagem, vai por mim você pode ter problemas de saúde devido a altitude
- Use protetor solar, mesmo o sol aparentemente “fraco” você terá maior contato raios UV na altitude
- Use óculos escuros
- Use roupas e calçados confortáveis, tenha um blusa, pois faz muito frio
- Leve bastante água é sua grande aliada na altitude.
- Esteja pronto para o uau ao ver a linda Laguna Parón de água na cor azul turquesa

Em Huaraz fiquei hospedado no Hostal Mirador Andino que super recomendo, os preços dos quartos individuais são bons e o dono é brasileiro, ainda irei contar sobre o dia de folga em Huaraz!