Primeiro dia em Lima andar pela cidade e conhecer as pirâmides Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca situadas no centro da cidade, isto mesmo pirâmides em meio aos prédios no centro de Lima. O melhor é que dá para visitar as 2 pirâmides no mesmo dia e ainda sobrará tempo para passear por algum parque.
Pirâmide Huaca Pucllana

Esta pirâmide está situada no distrito de Miraflores em Lima , sendo um sítio arqueológico pertencente a cultura Lima entre 200 a 700 anos DC. Está sendo explorada desde e restaurada. desde 1981. Construida utilizando adobes de barro e montados de forma que puderam resistir inclusive a terremotos. É formado por uma pirâmide de 25 metros de altura e um conjunto de pátios, praças e outros recintos. Com com área de 6 hectares, porém no passado pelo abandono e desinteresse fizeram com que boa parte do conjunto fosse destruída para construção de casas, parques e ruas.
Cronologia
O sítio arqueológico Huaca Pucllana teve 3 ocupação pré hispânica bem definidas?
- Ocupação original, responsável pela arquitetura monumental, pertencente a cultura Lima (cerca de 400-700 DC);
- Uso funerário da cultura Huari (800-900DC), que reutiliza o lugar após um período de abandono;
- Ocupação tardia, após os Huari, associada a cerâmico no estilo chsma (1000 – 1532) que utiliza o lugar como cemitério, lugar para oferendas e provavelmente como ladeia.
A visita ao sítio arqueológico Huaca Pucllana
A parte superior da pirâmide e praticamente toda parte baixa estão preparados para receber turistas em um circuito que permite conhecer os diversos espaços do sítio que foi utilizado como centro cerimonial. Em alguns pontos tem simulação utilizando manequins para demonstrar como seria a vida neste local (cerimônias, fábricas de tijolos, etc.). Ver as tumbas da cultura Huari, com fotografias do processo de escavação, permitindo um entendimento mas claro do passado do lugar. Também poderá ser possível ver o trabalho do arqueólogos na atualidade.
O passeio dura cerca de uma hora e são feitos em grupos de até 20 pessoas com opção de idioma inglês ou espanhol, o guia está incluso na compra do ingresso.

Inclui também na parte inferior visitar um mini zoológico com elementos da fauna e flora local, também de um pequeno museu com exemplares de materiais recolhidos no sítio além de área com artesanatos tradicionais.

Se preferir almoçar por ali tem restaurante ou pode seguir para próxima pirâmide.

No caminho passará pelo parque Parque El Olivar e descansar um pouco, para se orientar utilize o Google Maps. Não esqueça de beber bastante água. Se estiver com pressa ou o tempo for curto pode pegar um táxi até o próximo sítio arqueológico, no Peru tem um preço bem em conta.
Pirâmide Huaca Huallamarca

A Huaca Huallamarca, antigamente chamada de pão de açúcar, é um construção pré hispânica em forma de pirâmide, situada em plena zona residencial do distrito de Amer em Lima.
Foi um dos principais assentamentos de tradição cultural Pinazo na costa central peruana e sua construção é datada de cerca de 200 aC. Tornando em cemitério em 300 DC, com enterros correspondentes às culturas Lima, Huaura, Sican, Chincha e Ychsma.
Na década de 1950, foi reconstruída pelo trabalho de Arturo Jiménez Borja.
Este local chegou a ser utilizado pela cultura Inca
A visita ao sítio arqueológico Huaca Huallamarca
A visita não é guiada, primeiro você visita um pequeno museu e depois a visita a pirâmide propriamente. Lugar bastante interessante, mas por não ter um guia, talvez você nem passe muito tempo.
Se gosta de história com certeza irá visitar estes interessantes locais em Lima!