Trilha para Laguna 69 – A Laguna 69 é um lago no Parque Nacional de Huascarán próximo a Huaraz no Peru, situada a cerca de 4600 metros de altitude. É um dos mais de 400 lagos que fazem parte do Parque Nacional de Huascarán, a Reserva da Biosfera da UNESCO e Patrimônio da Humanidade. Na temporada de degelo, o lago é alimentada por uma cachoeira do nevado Chacraraju.
Seu nome vem do fato de que o lago não tinha um nome antes do Parque Nacional de Huascarán ter sido criado em 1975. A necessidade de incluir todos os lagos do parque proposto em uma lista obrigou as autoridades a dar um nome baseado em números àqueles sem um nome tradicional, como os lagos Allicocha, Auquiscocha ou Palcacocha, tinha nomes em Quechua.
Como chegar na trilha para Laguna 69
A base para conhecer estas beleza naturais do Parque Nacional Huascarán é a cidade de Huaraz no Peru, pela estrutura que a cidade apresenta. Os tours saem de Huaraz em direção a Laguna 69 a partir das 5 horas da madrugada.
O melhor modo é contratar uma agência que irá te levar até a trilha incluindo um guia.
Se prepare para pegar estrada de chão com muitas curvas e subir a montanha. Curta as paisagens lindas ao longo do caminho.
Custo para o treking da Laguna 69
Existem diversas agências que fazem este tour da Laguna 69 e os preços iniciam em 30 Soles para um serviço básico até valores mais salgados. É fácil contratar agência para fazer os tours em Huaraz. Também terá custo para entrar no Parque Nacional Huascarán, quando fui o preço era 30 Soles por dia, 60 Soles por 3 dias e 150 Soles por 10 dias. Além disto como o passeio durará o dia todo leve lanche e bastante água.
Não é um passeio para se fizer logo quando se chega a Huaraz, é recomendado estar aclimatado com a altitude. Prefira primeiro fazer os tours onde não tenha trilha ou seja curta.
Como é o tour e a trilha para Laguna 69
Você será recolhido no hotel as 5 da madrugada, pois a trilha deverá começar cedo. Esteja preparado pois serão cerca de 14,6 km de trilha passando dos 4500 metros de altitude.
Um trekking de cerca 14 km é tranquilo, mas acima dos 4000 metro a coisa pode complicar! Além de todo o esforço tem os problemas com altitude o “soroche. Pode ser gasto até 6 horas para concluir a subida e descida.
Enfim o ônibus segue pela estrada até um ponto onde tem um restaurante, fizemos parada para tomar café da manhã.
Primeira parada conhecer as Lagunas Llanganuco
São 2 Lagunas, mas na verdade só paramos em uma delas para tirar fotos, fica se ali por uns 15 minutos, espiando aquelas água de cor esverdeada. Já dava para ficar por ali se nosso obejtivo não fosse chegar a Laguna 69!

O início da trilha para Laguna 69
Começamos em um parte plana e mais leve com poucas subidas, o guia vai por último para acompanhar o ritmo de quem está mais lento. A ideia é que quando ele chegar na Laguna será hora de voltar. O clima até que estava tranquilo com sol, os insetos ,uma espécie de mutuca, incomoda um pouco no trajeto. Mas vamos espiando as paisagens lindas pelo caminho e vamos animando, paradinhas para tomar fôlego, beber água, tirar fotos e comer algum chocolate.


Após algum tempo caminhando chegamos a uma primeira Laguna que não tem as cores tão lindas, mas está em um paisagem maravilhosa.

Após sta Laguna é hora de preparar, pois vem a parte mais difícil, a subida é bastante íngreme. Tranquilidade que estamos chegando, aquele pensamento será quando vamos chegar, até que vê o primeiro ponto azul… Uhuuu Consegui a Laguna está ali ao meu alcance! No total gastei 2:28 para concluir a trilha com velocidade média de 2,94 km/h, tempo excelente para o ocioso aqui. Os batimentos cardíacos lá em cima!

Chegando na Laguna 69, hora de descer a mochila, fazer muitas fotos e depois procurar um sombrinha, deitar ali mesmo e ficar curtindo a paisagem. Até o guia chamar para descida, para baixo fica mais fácil.


Acho que pelo esforço da trilha e a beleza do lugar, este foi meu lugar favorito no Peru! Ainda escreverei mais sobre esta aventura!