Grande pirâmide de Cahuachi em Nazca Peru como é o passeio para o sítio arqueológico.
Cahuachi era um centro cerimonial da cultura nazca que teve o auge ente o ano 1 a 500 DC. Situado no vale do rio Nazca a 28 km da cidade de nazca no Peru famosa pelas linhas de Nazca. O nome Cahuachi significa onde vivem os videntes.
O arqueólogo italiano Giuseppe Orefici escavou o local em 1982. Devido ao clima seco da região, as descobertas são abundantes, incluindo material efêmero, como roupas. Cahuachi tambérm foi estudada por Helaine Silverman que escreveu um livro sobre esta cidade, Cahuachi in the Ancient Nasca World.
Seus habitantes permanentes eram poucos e viviam da agricultura, porém era um centro de peregrinação cuja população aumentava nas datas de acontecimentos cerimoniais importantes, eventos estes que envolviam as linahs de Nasa e a Duna gigante.
Esta teoria de peregrinação está apoiada tanto na evidência arqueológica de escassez de uma grande população em Cahuachi como pelas figuras nas linhs de Nazca que mostra criaturas como orca, macaco e cachorro, etc. que não eram presentes na região de Nasca.
A cidade foi funfada antes do nascimento da cultura Nasca, durante o século Iv aC e teve seu declínio em 300 d.C,. devido a invasão do Huari.

As construções
Suas construções são de adobe, em foram cônica, alcançando 24km², sendo umas das zonas urbanas mais grandes do mundo andino antigo e a mais importante da cultura Nazca.
Até agora foram descobertos 34 construções dentro da muralha, entre eles se destacam:
- Grande pirâmide – que tem 150 metros de largura e 28 de altura, onde foi descoberto sete níveis escalonados. Era o centro cerimonial do culto.
- Templo escalonado, onde foi descoberto um muro com inscrições e frisos, de 5 metros de altura e 25 de largura.
- Montes: 40 montes com construções em adobe.
Todo material arqueológico proveniente deste local estão no Museu Arqueológico Antonini de Nazca.
Como é o passeio para Grande pirâmide Cahuachi em Nazca?

Saí de Huacachina em Ica cerca de 11 horas chegando no terminal rodoviário da Cruz del Sur em Nazca, tomei um táxi por 5 soles para o hotel já estava reservado. Os valores de hospedagem em Nazca são baixos, a maioria dos turistas estão só de passagem para conhecer as famosas linhas de Nazca. Fiquei hospedado em quarto privado no Nasca Travel One Hostel. Paguei o equivalente a 50 Reais para 1 dia e late check-out para 19 horas do outro dia, já que meu ônibus para Arequipa seria as 22:00 e queria aproveitar o dia em Nazca.
Meus planos era de conhecer a Grande pirâmide Cahuachi neste dia, porém já estava um pouco tarde falei com o dono do Hostel que fez umas ligações e pediu para eu guardar a malas no quarto e me levou de carro para encontrar o guia na saída da saída. O custo do passeio foi 50 soles. Entrei naquela van apertada e fomos pelas estrada empoeiradas em direção a Cahuachi.
O guia era o senhor Jesus, um apaixonado pelo seu trabalho e por tudo que envolva Nazca, já pelo caminho foi nos contando as histórias e mostrando os sítios arqueológicos. No meio deserto do nada, tem um monte e ali teve alguma construção.

Fui em Setembro época do fenômeno conhecido como “Vento Paracas”, então não use uma bandana para se proteger, não é brincadeira tem hora que tempos de ficar de costas para o vento. O guia foi nos conduzindo por um circuito apresentando as construções e explicando a função de cada uma. Essa região está sendo escavada até hoje e estão reconstruindo as paredes e muros utilizando mesmo material da época.
Os pesquisadores acreditam que uma grande enchente inundou o local, sendo que boa parte das construções ainda estão debaixo da terra. O guia reclamou de certa falta de interesse dos governantes em financiar mais escavações para novas descobertas, como ele disse quem sabe encontrar uma mausoléu de algum sacerdote importante e com bastante itens de importância arqueológica. Antes que os ladrões de tumbas os faça.
Cahuachi era um grande centro de peregrinação para povos de diferentes regiões da América do Sul, inclusive de regiões distante da Amazônia e que iam buscar apoio dos sacerdotes. Ali no tempo os sacerdotes faziam a Magia. Os guias costumam comprar este locais com locais de peregrinação modernos como Meca para os muçulmanos e o Vaticano para os Católicos. Como já tinha ouvido antes em Chavin de huantar.

O guia contou caso de uma criança brasileira que foi deixada no local, segundo o guia foi definido que seria alguém do Brasil pelas características dos ornamentos em pedras os quais seriam do Brasil.
No complexo de Cahuachi eram realizados vários rituais inclusive de sacrifícios humanos.
Tem 2 opções de passeio para conhecer Grande pirâmide de Cahuachi em Nazca, um é como eu fiz, só conhecer a pirâmide em tour guiado explicando toda história do local e o outro seria passeio de Buggy pelo deserto de passando por Cahuachi, Aqueduto de Occongalla, por um cemitério profanado e finalizando com sandboard nas dunas de Usaka. Como já tinha feito passeio de Buggy em Huacachina não estava animado a encarar areia no rosto, já que ali ventava muito.

O que levar para o passeio para grande pirâmide de Cahuachi em Nazca Peru
- Use protetor solar;
- Jaqueta corta vento;
- Óculos de sol;
- Bandana para proteger do vento e areia;
- Câmera ou celular;
- Lanches;
- Muita água;
- O passeio pode ser feito pela manhã ou a tarde